segunda-feira, 31 de maio de 2010

Formação - Dicas de Sites

Gostaria de socializar com os colegas que são profissionais da educação, alguns endereços que penso são importantes para o nosso trabalho com a escola pública.  Registro que essas dicas tenho recebido a partir de um curso de formação, ministrado pelo “Instituto Avisa Lá” sobre o “Programa Ler e Escrever”, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Boa leitura.
Julio – Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental do Naed Leste

1. O que faz o Instituto Avisa Lá:  “O INSTITUTO AVISA LÁ - Formação Continuada de Educadores - é uma organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, com finalidade pública. Tem como objetivos contribuir para a qualificação e o desenvolvimento de competências dos educadores, que atuam em instituições educacionais e atendem crianças de baixa renda; oferecer suporte técnico para ONGs, agências governamentais, escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental; atuar como centro de produção de conhecimento em Educação por meio de site na internet, com produção de vídeos de formação e publicações; e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas que resultem em Educação de maior qualidade.”

2. O Blog Além das Letras, do Município de Ariquemes, em Rondônia, em que as imagens e depoimentos contam sobre a experiência da formação dos profissionais de lá.  Ariquemes integra o programa de formação “Além das Letras” do Instituto Avisa Lá.


3. O vídeo "O perigo da história única" apresenta histórias da romancista Chimamanda Adichie que contam  da descoberta de sua “voz cultural”.


4. O número 11, (jan.fev.mar.abr.2010) da “Sísifo. Revista de Ciências da Educação”, de Portugal, apresenta a edição do tema “A História da Profissão Docente no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos”. 


Aguardem, em construção, um link neste blog. que veiculará Relatos e Práticas de Professores do Ensino Fundamental do Naed Leste, como possibilidade de construção de diálogo na perspectiva de metodologias de ensino.